top of page

Piscinas de BH

Piscinas de BH é um trabalho sobre o desenvolvimento da natação competitiva em Belo Horizonte. Sua leitura passará pela transformação da capital mineira no Brasil da década de 1930, com a utilização do esporte pelo Estado Novo de Getúlio Vargas como instrumento disciplinário, até as conquistas grandiosas de atletas pelos clubes de BH.

O marco inicial do crescimento desse esporte na cidade se deu em 1937, com a inauguração da praça de esportes do Minas Tênis Clube, que, eventualmente, veio a se tornar uma potência na natação nacional. Ao longo dos anos que sucederam, o exemplo foi seguido por outros apaixonados pelo esporte, e clubes como o Olympico Club e o Mackenzie Esporte Clube começaram a dar seus primeiros passos.

Técnicos, dirigentes e atletas de reconhecimento nacional (e mundial) vieram e desenvolveram a natação na cidade e, aos poucos, Belo Horizonte conquistou seu espaço como um dos melhores programas de natação no país. Em um esporte que ainda carece de midiabilidade, nada mais justo que explorar um pouco sua história em uma cidade ainda tomada pelo futebol e outros esportes.

A proposta aqui, dessa forma, é não só trazer ao leitor um pouco de conhecimento histórico, mas dar os devidos holofotes, ainda que discretamente, aos grandiosos feitos de atletas que inspiram a natação belorizontina.

Agradecimentos

O projeto contou com a orientação de Ives Teixeira, fundamental para uma visão mais abrangente na escrita e apurações. O desenvolvimento só foi possível graças às contribuições de Ronaldo Celso, Fernando Scheffer, Vinícius Lanza, Paulo Fernando Almeida, Eros Damasceno, André Cordeiro, Rogério Romero, Mafalda Gomes, Acervo MTC, Secretaria de Comunicação do Olympico ClubSecretaria de Comunicação do Mackenzie Esporte Clube, Luciana Schuffner e Renato Cordani.

Sobre mim

André Santos Hermeto Mendes enxerga o esporte como um meio de construção de relações, desenvolvimento pessoal e personalidade. Apaixonado pela natação desde a infância, sempre sonhou em ver o esporte tomar novas proporções no cenario esportivo brasileiro. O reconhecimento de atletas e o registro da história devem ser os principais impulsionadores dessa busca 

image.png
image.png
bottom of page